sexta-feira, novembro 26, 2010

Poder


Comprei o Oráculo da Deusa e o Oráculo da Lua.
Fiquei pasma com a precisão dos dois, este último então, me assombrou mostrando datas de eventos passados e futuros. Agora estou na fase de manipulá-los todos os dias, criando vínculo e familiaridade com os dois.
Hoje tirei uma carta do oráculo da Deusa. Lilith. Palavra-chave: Poder.
Não sei ao certo o que é poder. Talvez por ser uma mulher do tipo Perséfone eu não tenha consciência do meu poder.. Tenho uma mãe bem-resolvida, mas superprotetora (uma Deméter, diga-se de passagem) e do tipo "faça o que eu mando e não o que eu faço". Então cresci vendo minha mãe fazer tudo o que sempre quis, conquistar sucesso em todos os setores da vida, exercendo seu poder da forma mais natural do mundo, mas quando eu queria fazer algo parecido ela dizia (e diz até hoje se der abertura): "Não, você não precisa passar pelo que passei nem fazer o que eu fiz". Sabe, como se o que ela tivesse feito fosse muuuuuuito errado. Então é errado sair de sua cidade natal aos 18 anos porque você não vê possibilidades de se desenvolver lá? É errado amar uma pessoa e ficar com ela contra tudo e contra todos e ter 3 filhas com esta pessoa? É errado dar um pé na bunda do Zé Mané que a traiu, mesmo ficando com filhas para criar e desempregada?
São tantas coisas que minha mãe fez que me faz ter orgulho de ser filha dela mas ela sempre teve uma postura de "o mundo é injusto com as mulheres, nenhum homem aceita de verdade uma mulher que tenha poder sobre sua própria vida".
Então hoje escolhi esta carta do baralho e me prontifiquei a pensar sobre a questão do poder, especificamente o meu. Tenho que me esforçar para ter consciência do meu poder, que eu posso fazer, ter, ser. Mais ainda na questão de exercer minha sexualidade, já que ninguém é dono do meu corpo, nem meus pais, marido, ninguém.

Nenhum comentário: