domingo, janeiro 30, 2011

Blogagem coletiva - Arcanos que apavoram

O tema agora é: Tendo um treco! Arcanos que apavoram...

Você é um bom oraculista, conhece seu instrumento, tiradas, símbolos... Mas, sempre tem aquela carta, aquele signo que você não queria que estivesse alí. Então, perguntamos para a primeira blogagem coletiva de 2011: qual arcano te faz ter um treco quando aparece na leitura?




A carta que mais me apavora é o 5 de Espadas.Limitações, humilhação, jogos de poder sádicos... No Rider-Waite o vencedor está em primeiro plano, satisfeito e com um sorrisinho debochado, cínico.


Quando dou de cara com esta carta num jogo para mim, sinto um calafrio, juro. Sempre me apavorou a idéia de uma humilhação pública, de saber que fui atraída pra uma armadilha e - pior - de que alguma forma tenho minha parte de responsabilidade por não aceitar meus limites. Daí ter que entregar os pontos e dar a vitória a um oponente que você nem acha lá essas coisas, ou achar que podia confiar em alguém e aquela pessoa só estava te testando pra te derrubar na primeira oportunidade...5 de Espadas não é somente sair perdendo: é você ser subjugado, é estar quase chegando lá e de repente... puxam o seu tapete e você tomba, completamente gongada, xoxada sem dó nem piedade.

No tarot de Osho o 5 de espadas é denominado “Comparação”. Ficar se comparando com o outro numa disputa infantil para saber quem é melhor ou pior... E quando somos os melhores no 5 de Espadas fazemos questão de esfregar na cara do oponente. Aqui não se sabe perder (fica-se com um sentimento de auto-comiseração, de vítima humilhadinha) e tampouco se sabe ganhar. Carta desaforada! Sabe ter a noção de que não se é perfeito, infalível? E isto acontecer da pior maneira possível e de onde menos se espera? Então... é somente isto que me vem à mente ao tirar o 5 de Espadas.


Esta carta me apavora, verdade. Não quero mais escrever sobre isso, estou com medo... Alguém me passa o Sol com 9 de Ouros, por favor!

Nenhum comentário: