sexta-feira, fevereiro 18, 2011

Blogagem coletiva - O que o espelho reflete?



arcano XV do Tarô das Bruxas [além da lenda]

"No livro Tarot for Dummies de Amber Jayanti, a autora afirma que o tarot pode ser um espelho de nós mesmos e que, assim, responde às nossas indagações de acordo conosco e não com o alheio. Quando você olha no espelho, qual arcano você vê? Não tire um arcano, mas pense em você, hoje, como um arcano. Olhe no espelho e reflita!"


Mais uma escrita para treinar a reflexão. E agora, literalmente! Olhando o espelho, qual arcano você enxerga? Não é preciso tirar uma carta, mas sim ver o que a mente reflete no espelho. E logo em seguida, no texto.
[texto: Pietra, Arte: Luciana]

Mais uma blogagem coletiva (amooooooooo!) proposta por Pietra e Luciana do Oráculos do Feminino.


Vamos lá.


O meu espelho reflete A Rainha de Copas.
Quando olho meu reflexo a encontro plácida, calma, reservada. Ela não diz absolutamente nada, apenas me observa como se estivesse olhando para dentro de sua taça. E no momento que penso que descobrirei com exatidão o que ela está pensando, ela escapa e deixa transparecer o que os outros vêem em mim e não quem sou.
Então o que eu vejo é o que os outros projetam na minha pessoa: se o que desejam é responsabilidade, serei responsável, se o que querem em mim é futilidade, terão futilidade, se vêem maldade, terão maldade.
Tento me controlar para não ser o espelho das projeções alheias mas é muito difícil. A Rainha de Copas tem esse problema: ela sabe quem é, sabe o que quer, sabe onde vai chegar mas faz as coisas de um jeito como se estivesse sendo levada pelas circunstâncias, de acordo com o desejo alheio, numa atitude dissimulada, sabe? Chato isso.
Aí, quando chega a hora de encarar o espelho dá aquele medo porque percebo que não sou aquilo que vivencio. É muito bom ter noção de quem se é e quando eu perco esta noção é muito ruim porque me encarar no espelho e ver uma projeção dos outros não é nada agradável. Até eu conseguir me encontrar demora...
Quando eu consigo tirar todas as expectativas alheias de cima de mim consigo vislumbar A Sacerdotisa, segura, sábia. Também reservada e enigmática como a Rainha de Copas, mas não volúvel e cheia de tramóias e mimimis como esta.


E o espelho tem toda uma história de também refletir o oposto, a sombra. Não à toa o arcano que faz a logo do tema desta blogagem coletiva ser o arcano XV (O Diabo) do Tarot das Bruxas. Também no Casanova Tarot este arcano é representado por uma jovem mirando-se no espelho que reflete uma figura demoníaca, em oposição à beleza e juventude da mulher.
É, meu espelho reflete minha sombra também... E não é nada agradável a sombra de uma Sacerdotisa e Rainha de Copas. Mágoa, rancor, dissimulação... E Sacerdotisa trabalhada na mágoa é o cão, aliada com a Rainha de Copas cria todo o babado e confusão, dá nome e sobrenome e no final sai de fininho encoberta pelo véu do templo e das dissimulações. Fazer o quê, não sou perfeita, o espelho taí pra escancarar isso, né? Para se conhecer temos que pegar tudo, o bom e o ruim.
E é muito bom trilhar o caminho do autoconhecimento, mesmo encarando a parte feia de nós mesmos. De acordo com o Dicionário de Símbolos, de Jean Chevalier, "o espelho reflete a verdade".






Saindo do Tarot e indo para o baralho Wicca, temos a carta O Espelho, que trata bem deste assunto de revelar as coisas como elas são. A mulher está de costas para o espelho e usando uma máscara, como que não querendo encarar a verdade. Esta carta alerta para o está sendo refletido em nossas vidas, se o que estamos vivenciando é real ou somente a fantasia que criaram à nossa volta para nos iludir.



Já a carta O Neófito mostra uma pessoa com a cabeça coberta por um véu (que representa o mistério) sentada diante de um espelho. O Iniciado precisa ver a verdade de si mesmo, levantar o véu e se encarar.






E o que eu vejo é que ainda preciso de muita disciplina pra domar esta Rainha de Copas e fazer dela uma Sacerdotisa mais confiante e segura de si! :)

4 comentários:

Unknown disse...

Bonito isso de pensar em como olhamos no espelho!

Danielle disse...

Adorei seu texto!!! É muito difícil ser espelho dos outros... e muito necessário sempre encarar de frente o próprio reflexo...
Abraços =D

Luciana Onofre disse...

E o Arcano XV também aqui.

Mediante esses espelhos conhecemos partes que tal vez não veríamos.

Gemini disse...

É meninas, o espelho mostra cada coisa!