quinta-feira, dezembro 23, 2010

A Lua e Eu


Aproveitando o final de ano para arrumar armários, acabei deixando tudo para trás para reler diários e agendas antigos.
Quando eu era criança eu costumava ter diários, desses que vinham com cadeado e folhas coloridas. Como quase tudo que eu falava era visto como fantasia ou sem importância, me acostumei a escrever e guardar tudo para mim mesma. Depois, na adolescência, a moda era escrever em agendas, fazer colagens e colocar tudo e qualquer coisa na bendita para que ficasse eternizado lá: o dia de um passeio feliz com as amigas, o ingresso de um show, coisas assim. Relendo minha agenda de 1991 descobri que colei um adesivo de absorvente para marcar o dia da minha primeira menstruação! 10 de setembro de 1991, coincidentemente numa lua nova, mesma lua do meu nascimento. Engraçado que na época eu nem sabia desse negócio de Lua Branca e Lua Vermelha, mas gostava de observar em qual fase da lua eu menstruava, acredito que já era um instinto "bruxórico", rs rs rs!
Eu, nas minhas "viagens na maionese", acabei relacionando Lua-diário-memórias-anotações com minha Lua Natal em Gêmeos, conjunta a Mercúrio (em Touro) e ao Sol. Como escrevi acima, sempre gostei de escrever e depois de um tempo reler, praticamente revivendo aquele momento descrito. Minha Lua rege a quarta casa, que representa as raízes, a mãe, o ambiente familiar, ancestralidade, daí o meu gosto de resgatar o passado, tanto o meu quanto da minha família.
Até hoje tenho o hábito de manter um caderno para meus escritos, onde escrevo tudo: sonhos, jogos de tarô e de outros oráculos, minhas alegrias (que faço questão mesmo de registrar pois não são muito frequentes), angústias, fatos engraçados... E eu não consigo jogar fora nenhuma agenda minha, meus diários infantis foram jogados fora, mas desde 1991 todas as minhas agendas (a última utilizada como diário foi em 2000) estão guardadas.
Fiquei os últimos meses na Lua Branca, agora adentro uma fase de Lua Vermelha que, creio eu, durará até fevereiro quando um novo ciclo de Lua Branca recomeçará. O que acho interessante é que esta fase de Lua Vermelha coincide com minha fase de cuidar mais dos meus próprios interesses. Escolhi janeiro para dar prioridade aos cuidados com meu corpo e investir mais no meu trabalho e do nada, booooomp, caí na Lua Vermelha este mês.
Agora é curtir meu momento, aproveitar este ciclo para cuidar mais de mim.

Nenhum comentário: